Seguidores

terça-feira, 5 de julho de 2011

1001 livros para ler antes de morrer

Editor geral: Peter Boxall
Data: 2010
Editora: Sextante
Pgs: 960
Gênero: bibliografia
Assunto: livros selecionados

Todas essas listas de livros, filmes, ou qualquer outra coisa do gênero, sempre foram vistas por mim com bastante reticência. Afinal, é difícil selecionar os melhores livros ou filmes da humanidade, no meio de tantas obras geniais, e de gêneros tão diferentes. Mas encontrei uma que vai ao encontro do que o ser humano precisa. Um “catalogo” de obras não necessariamente “legais”, mas importantes elos entre a história e o ser humano, obras que marcam a história de seu pais de origem, ou um gênero literário, ou uma época. Independente do meu gosto literário, vejo os livros presentes nessa coletânea – e a ausência de livros que me agradam – como ícones de sua época, e da própria história do ser humano. Abstenha-se de seus preconceitos, e independente de suas preferências literárias, encare esses livros como referenciais históricos, mais do que apenas obras de entretenimento. Varias obras importantes, também de referencia cultural e histórica ficaram de fora, naturalmente, mas acredito que esta seleção, feita por mais de 120 profissionais relacionados à literatura e jornalismo, abrangiu com eficiência a história da literatura mundial, com livros dos quatro cantos do mundo, sendo o mais antigo o conhecido “As mil e uma noites”, e o mais recente, “The children’s book”, de A. Byatt. Alem desses, podemos encontrar também, “2001: uma odisséia no espaço”, de Arthur Clarke, “A cabana do pai Tomás”, de Harriet Stowe, “O assassinato de Roger Ackroyd”, de Agatha Christie, “Fundação”, de Isaac Asimov, “O guia do mochileiro das galáxias”, de Douglas Adams, “O Senhor dos anéis”, de J. R. R. Tolkien, “Os miseráveis”, de V. Hugo, “Laranja mecânica”, de A. Burgess, “Fogo morto”, de Jose Lins do Rego, “Guerra e paz”, de L. Tolstoi, “Contato”, de Carl Sagan, entre muitos.

Um comentário:

Suzy disse...

Oi, Wanessa!
Gostei muito dessas resenhas!
Bem, vim aqui fazer um convite a você e ao Marvin!
Nós estamos reformulando o Passeando Pelo Cotidiano e lançamos uma nova seção chamada "Colunista Convidado", onde cederemos o espaço para um blogueiro convidado. Nossa intenção é, no futuro, formar uma equipe fixa de colaboradores. E eu gosto muito dos seus textos e dos do Marvin.
Bem, se vcs se interessarem, entrem em contato comigo através de e-mail (o endereço você encontra na página de contato que fica no menu superior do blog).
Um abraço,
Suzy ;)