Seguidores

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Harry Potter e a câmara secreta

Autora: J. K. Rowling
Data: 1998 (UK)
Editora: Rocco
Pgs.: 287
Gênero: romance fantástico
Assunto: assassino serial

Ler Harry Potter é mergulhar num mundo dos sonhos, onde cada um de nós tem o direito de ser criança mais uma vez, onde a fantasia te prende e te puxa para seu mundo mágico e fantástico. Não importa quantas vezes se leia, Harry Potter é sempre uma emoção, suspense, angustia e revelação. Um livro feito para crianças e que consegue prender pessoas de qualquer idade com uma história não apenas criativa mas bem escrita, é uma obra prima.
Harry teve o ano de 1991 muito diferente de todos os dez anos anteriores de sua vida. Conheceu um mundo novo e encontrou um lar de verdade em Hogwarts. De volta à casa dos tios para as férias de verão, Harry recebe a visita de um elfo domestico, Dobby, que tenta lhe impedir de voltar à escola, afirmando a Harry que alguma coisa terrível acontecerá em Hogwarts em 1992. É claro que Harry não dá ouvidos a Dobby. Preso em casa pelos Dursley, Harry é resgatado por Rony e seus irmãos gêmeos desmiolados mas adoráveis. Dobby tenta mais uma vez impedir o garoto de voltar para a escola, mas Harry consegue chegar a Hogwarts. Logo que o ano letivo inicia, alem de ter de agüentar o seboso professor Gilderoy Lockhart, Harry começa a escutar vozes, que apenas ele ouve. Quando Madame Nora, a gata do zelador Argo Filch, é encontrada petrificada, e a frase “A CÂMARA DOS SEGREDOS FOI ABERTA, INIMIGOS DO HERDEIRO, CUIDADO” encontra-se pichada a sangue na parede, o pânico toma conta da escola, e Harry, que fora encontrado junto à gata petrificada, começa a ser encarado com desconfiança pelos colegas. Depois que toda a escola descobre que Harry é ofidioglota, ou seja, tem o dom de entender a língua das cobras, e alunos começam a serem petrificados também, Harry se torna o principal suspeito dos crimes da câmara secreta.
A maneira com que J.K. Rowling desenvolveu a história, um livro policial perfeito, mesmo sendo uma obra infanto-juvenil, concisa e certeira, onde as peças do quebra cabeça se encaixam em sintonia, fazem de A câmara secreta o melhor dos sete livros da serie de HP.

Nenhum comentário: